A alegria do Senhor é a nossa força?


Neemias 8:10b

Dizer que a alegria do Senhor é a nossa força significa também que ter a certeza que, somente a verdadeira alegria que vem de Deus fortalece a cada um de nós . Você sabe que há muitas formas de alegria que o mundo oferece, dinheiro, fama, poder, bebida, drogas e etc., mas todas elas são vazias, superficiais e passageiras.

Entretanto, a alegria do Senhor derramada sobre seus filhos é plena, forte e perpétua.

Apesar de esse ser um princípio amplamente encontrado na Bíblia, curiosamente não há na um versículo bíblico que traga exatamente a frase: "a alegria do Senhor é a nossa força".

Na verdade essa frase é uma adaptação de uma declaração encontrada no livro de Neemias, onde lemos: "Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força"(Neemias 8:10).

Os judeus escutaram que a alegria do Senhor é a nossa força num contexto complicado de sua história. Eles tinham estado nas últimas décadas no doloroso cativeiro da babilônia. Durante o tempo de exílio a terra natal daquele povo ficou desolada. Jerusalém foi dominada por estrangeiros e o Templo do Senhor na cidade ficou destruído. Por causa de seu próprio pecado, o povo da aliança acabou se tornando motivo de escárnio de seus inimigos.

Mas conforme o propósito do Senhor, havia chegado o tempo da restauração. Vamos reconstruir a cidade destruída...

Em dado momento após a reconstrução dos muros da cidade, o povo foi confrontado pela leitura e explicação da Palavra de Deus. À luz da Santa Palavra seus pecados ficaram expostos e o povo sentiu o peso de sua rebeldia. Os judeus demonstraram quebrantamento e tristeza. Então os levitas que estavam ensinando a Palavra de Deus tranquilizaram o povo dizendo que aquele não era um tempo de tristeza e lamentação, mas um tempo de exultação e contentamento pelo perdão e misericórdia do Senhor.

Curiosamente conosco aconteceu o mesmo , fomos retirados de um verdadeiro lamaçal de pecados, sonhos destruídos, rancores, tristezas profundas, muitos medos e incertezas e fomos confrontados com um novo caminho ( O EVANGELHO ) Não somos impedidos de nos angustiarmos , nos decepcionarmos , nos entristecermos , nos irarmos...e a verdadeira alegria não esta em um sorriso, em uma conta paga, em uma saúde perfeita (Isso nos deixa felizes )....mas a alegria divina, esta intimamente ligada a uma atitude de arrependimento sincero, de nos reformularmos espiritualmente, emocionalmente e estruturalmente, e olharmos para tudo novo com um novo olhar. Ai sim a alegria do Senhor, será a nossa força e com isso, experimentaremos da verdadeira BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL vontade de Deus.

Que Deus nos abençoe rica e abundantemente