Esperança em tempo de desespero


Texto Bíblico: 1 Reis 17:8-24

Um dos poderes mais avassaladores para a destruição de uma pessoa é o Desespero, uma vez que o Desespero leva muitos a se suicidarem. Devido ao desespero muitos morrem afogados. O Desespero geralmente nasce quando acabam-se as forças e a pessoa não sabe como será o próprio minuto.

- O Desespero ocorre naquele momento, em que a nossa mente deixa de dizer a nós mesmos, que vale a pena continuar lutando.

- O Desespero é semelhante a uma pessoa que ouve a voz de seu próprio coração ou a voz de um poder demoníaco dizendo que não há mais alternativas.

- O Desespero de um doente que não imagina como sobreviverá o próximo minuto de dor;

- O Desespero de um homem de negócios que vê a sua empresa descer pelo ralo, depois de tantos anos de trabalho;

- O Desespero de uma mãe após a perda do seu filho recém-nascido;

Temos aqui uma História de como Deus soprou vida em um ambiente de Desespero. Em um cenário semelhante de Desespero, alguns personagens se destacam.

A saber: O Rei Acabe, sua mulher, a Rainha Jesabel e o maior profeta de Israel "Elias" Elias profetizou que não choveria até que ele orasse novamente a Deus e pedisse que Deus liberasse o Céu. Assim se cumpria um longo período de estiagem. Corvos vinham e alimentavam a Elias, de repente, o rancho que o supria de águas, seca.

Há uma situação emergencial, porque você pode viver sem comida por vários dias, mas sem água você pode morrer em até 4 dias. Deus então manda o profeta ir para a terra de Serepta, na terra de Sidom. Ali vivia uma viúva gentílica, que não conheceria a Deus, pobre e mãe de um filho. Deus então diz a Elias, que a viúva esta movida a lhe dar de comer. Quando obedecemos ao Senhor em todos os sentidos, ele não nos desempara. Obediência a Deus é garantia de vida, é garantia de sobrevivência, é ter a oportunidade de recomeçar, é alívio em meio ao desespero. Precisamos tomar alguns cuidados quando estivermos em meio a situações de desespero.

1ª Cuidado: Não tente prever como será. Ficamos imaginando como será. De que jeito? Usamos toda nossa criatividade e toda a nossa imaginação e ainda assim nos desesperamos. Você precisa parar de ficar conjecturando. Preocupado ou seja: ocupados antes do tempo. Premeditando ou seja: meditando antecipadamente. Como por exemplo: Como Deus me ajudaria? Se Deus fosse me ajudar, como faria? Se tivéssemos a resposta, seríamos mais criativos que Deus, mais sábios que o único Deus sábio. Deixe Deus operar! Seu desespero é em virtude da falta de dinheiro? Ele pode prover dinheiro da boca de um peixe. Seu problema é comida? Ele pode fazer cair maná dos Céus. Seu desespero é a prisão? O Senhor tremeu a prisão com um terremoto e abriu as portas para Pedro. Como vai ser? Não sei esperar em Deus, que logo, você estará louvando seu nome pelo estrondoso milagre.

2ª Cuidado: Não se acomode com o que parece irremediável. No versículo 12 ela disse que iriam morrer, ela e o menino. Não sele a sua própria morte, antes que ela aconteça. O problema é que a gente se rende antes da luta terminar.

3ª Cuidado: Não tente acumular o favor de Deus para os dias mais difíceis. No verso 14, Elias promete nunca mais faltar o óleo na botija, nem a farinha na panela.

4ª Cuidado: Não se acomode a benção. Pronto, agora Deus tem me abençoado. Cheguei ao patamar, ao estágio em que só terei calmaria. Acabaram-se os meus problemas. Resolvi tudo o que tinha que se resolvido. Cedo engano! O menino morreu. Não é possível, saí de um problema e já vem outro. Para cada dia uma graça. Visto que ele não nos deixará órfãos. Não nos deixará a beira do caminho. A promessa de que, um dia viveremos apenas delícias, é uma ilusão do capitalismo. Essa ideia de calmaria é um conceito Budista. Quero orar para daqui a 3 anos estar sem qualquer dificuldade. Nunca acontecerá, a vida não é assim.

Conclusão: A esperança em Deus nunca morre, a cada dia a sua misericórdia nos alcançará. Amém.

Pastor Renato Neves.