A vitória sobre a morte


A ressurreição de Cristo é a base do Cristianismo, é o clímax de todo o evangelho. Sem ela nossa fé seria vã. E não haveria diferença do cristianismo e outras religiões, cujos fundadores morreram e continuam mortos. Todavia, para nossa felicidade e para nossa ressurreição e salvação, Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos. É o que diz o apóstolo São Paulo em 1 corinto 15:20,21. Mas de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Ou seja, Jesus Cristo foi o primeiro dos que dormem. Analisando o texto em apresso; vamos imaginar se Cristo Jesus não tivesse ressuscitado dentre os mortos... O que seria de nós, por exemplo? Estaríamos aqui hoje a fim de celebrar esta ceia? Afinal, o que isto representaria para nós? Se Cristo não tivesse ressuscitado, o que seria de nós? Seríamos pessoas infelizes. Se a nossa esperança se limitasse apenas a esta vida... seríamos os mais infelizes dos homens (1Cor 15:19). Eu penso que não só seríamos infelizes, como também tudo aquilo que defendemos e respeitamos seria vã.

1° Seria vã a nossa pregação: As nossas pregações e o nossos sermões a respeito de Cristo se limitaria apenas a este mundo. As nossas afirmações não teriam crédito e nem respaldo salvívico. Uma vez que estaríamos dando o testemunho apenas de fatos e acontecimentos desta vida... Assim como fazem os outras religiões (1 Cor 2:4,5).

2° Que seria vã a nossa fé: "Que vantagem teríamos sobre as outras religiões, se Cristo não tivesse ressuscitado? Nenhuma!!! Todos permaneceríamos mortos no pecado. Paulo afirma isso em efésios 2:1. "Ele vos deu a vida, estando vós mortos nossos delitos e pecados".

3° É que os testemunhos dos apóstolos seriam falsos (v.15). Seriam loucos todos eles! Uma vez, que foram perseguidos, presos, foram açoitados, foram humilhados, e por fim, foram martirizados e mortos por causa de uma suposta mentira.

4° Permaneceríamos mortos em nossos pecados. Não falaríamos do que temos ouvido, visto e crido.

5° Nosso culto seria em vão. A mensagem de crer não teria valor, a adoração seria em vão, a ceia não teria significado algum. Seríamos os mais lastimáveis dos homens.

E os que morreram em Cristo, nossos amigos e parentes, pereceram? Que tragédia! Mas Cristo ressuscitou dos mortos!!! Ele venceu a morte para sempre! Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está ó morte, o teu aguilhão? Tragada foi a morte pela ressurreição de Cristo! Tragada foi as religiões pelo Cristianismo. Onde estão os corpos? Onde está o Buda? Onde está Maomé? Onde está Allan Kardec? E onde está o corpo de Cristo? Onde o puseram? Por que buscais o vivente entre os mortos? Não estais aqui, mas ressuscitou (Lucas 24:4,5). Os que estão em Cristo tem a vida eterna. Porém, os que esperam os seguidos de outras religiões, sucessivas reencarnações, o nirvana, o retorno à matéria? O crente já passou da morte para a vida (João 5:24).

Conclusão: Cristo venceu a morte, nele todos ressuscitaremos. ?Tragada foi a morte na vitória? ALELUIA!! Queres vencer a morte? Aceita a Cristo, agora! Amém!

Pastor Renato Neves