Elias


"Elias, era um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos".

"Elias era Homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e três meses não choveu. E orou, de novo ,e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos ? (Tg 5.17-18)".

Deus concedeu a Elias poderes para fechar os céus durante três anos e seis meses, impedindo que chovesse. No decorrer desse período, Elias foi alimentado por Corvos no riacho de Querite e pela viúva de Sarepta, cujo jarro de farinha e a botija de azeite não se esvaziaram (1RS 17.8-16).

Interessante que depois que Elias destruiu os profetas de Baal no Monte Carmelo, conhecido como Sinai, enviando fogo do céu e depois de três anos e seis mês tornou a orar e céu deu chuva. Tudo isso não impressionou em nada a Jezabel, ela manda mensageiro ameaçar Elias (1Rs 19. 1,2).

Mas Elias era um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos e teve: MEDO (V.3). Agora ver, depois de ter enfrentado varias situações adversas, muito mais difíceis. Agora estava com medo da rainha Jezabel (mulher do rei Acabe), ver (1Rs 19.1-18).

Talvez o cansaço com a excitação do Carmelo, trouxera diminuição de sua força física e espiritual provocando assim medo. Que tipo de situação tem provocado medo em você?

Outra atitude de Elias: FUGA (V.3) => "Para salvar sua vida, se foi;".

Também quando Jesus foi preso, seus discípulos fugiram; Quando Moisés viu que seu crime tinha sido descoberto fugiu (Ex 2.12). A fuga é um mecanismo de defesa do ser humano para salvar sua vida.

Outros sentimentos de Elias: Sentimento de insignificância (v.4), Sentimento de desânimo (v.5,6), Sentimento de fracasso e solidão (V.10)

Meus amados (as) o inimigo procura nos colocar no pó, nos derrotar, nos prostrar e, é exatamente isto que ele quer fazer com o ser humano que se sinta um fracassado, derrotado um ser insignificante.

Lembre-se ?Tudo posso Naquele que me fortalece? (Fp4. 13). Mas Deus nos exorta a ter bom ânimo: ?Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No Mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo? (Jo 16.33 ).

Deus tratou de Elias, reuniu as forças exausta de seu servo com refeições miraculosas que foram servidas pelo anjo (V.5, 6,7).

Ainda hoje há muitos homens e mulheres, moças e moços na caverna , mas Deus nos alcança com sua graça até quando estamos na caverna. Elias foi alcançado pelo Senhor. O amor de Deus vai até o mais profundo do poço e nos levanta. Glória a Deus!

Que Deus nos abençoe rica e abundantemente

Pr. Victor F. Batista