A Instituição da Páscoa


"Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa;é a Páscoa do Senhor." Ex 12.11

Desde que Israel partiu do Egito em cerca de 1445 A.C,o povo hebreu, posteriormente chamado "judeu",celebra a Páscoa todos os anos, na primavera (em data próxima da sexta-feira santa).

Vocês conhecem a história, depois dos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó passarem mais de quatrocentos anos de escravidão no Egito, Deus decidiu libertá-los da escravidão. Suscitou Moisés e o designou como líder do Êxodo como podemos verificar no livro de Êxodo capítulo 3 e 4.

Em obediência a Deus, Moisés compareceu perante Faraó e lhe transmitiu a ordem divina: "Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto." ( Ex 5.1)

Nós sabemos que para conscientizar faraó da seriedade dessa mensagem da parte do Senhor, Moisés, mediante o poder de Deus enviou pragas como julgamentos contra o Egito, foram necessárias dez pragas. Somente na décima praga, conhecida como ? as mortes da primogênito? foi que Faraó liberou o povo judeu (Êxodo capítulos 7,8,9,10,11).

Deus mandou um anjo destruidor através da terra do Egito para eliminar "todo primogênito... desde os homens até os animais" (Ex.12.12).

Cada família tinha de tomar um cordeiro sem defeito, macho de um ano de idade e sacrificá-lo e passar o sangue do cordeiro sacrificado nos umbrais das portas de cada casa.

Quando o anjo destruidor passasse por aquela terra, ele passaria por cima daquelas casas que tivessem a marca do sangue aspergido sobre elas ( daí o termo Páscoa, do hebraico Pesah ,que significa "pular além da marca","passar por cima").

A partir desse momento da história, o povo de Deus ia celebrar a Páscoa como "estatuto perpétuo" (Ex.12.14).

Nos tempos do NT, os judeus observavam a Páscoa da mesma maneira. Jesus aos doze anos de idade foi levado pelos seus pais a Jerusalém, para celebração da Páscoa (Lc2.41-50). Posteriormente, Jesus ia cada ano a Jerusalém para participar da Páscoa (Jo 2.13).

A última Ceia de que Jesus participou com seus discípulos em Jerusalém, pouco antes da cruz, foi uma refeição da Páscoa (Mt 26.1-2,17-30).

Meus amados (as), o próprio Jesus foi crucificado na Páscoa, como cordeiro pascoal (1Co 5.7) que liberta do pecado e da morte todos que Nele creem. Para nós Cristãos, a comemoração da Páscoa representa a ressurreição de Cristo, pois Ele é o " Cordeiro de Deus" que tira o pecado do mundo (Jo1.29). Aleluia! Feliz Páscoa!!!

Que Deus os abençoe Rica e abundantemente."

Pr.Victor F. Batista