As boas novas do céu


"Eu tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará sobre Israel, e cujas saída são desde os tempos antigos desde os dias da eternidade. Portanto os entregarás até ao tempo em que está de parto tiver dado à luz; então o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. E ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra". Miqueias 5:2-4

Ao aproximar-se o tempo do nascimento de Jesus, deve ter havido grande excitação no céu entre os anjos de Deus. Para eles este era o maior acontecimento e o mais importante de todos os séculos. O Senhor a quem eles adoravam, estava para deixar os domínios da glória e descer a um dos menores planetas que havia criado. A fim de mostrar o quanto amava suas criaturas mesmo aquelas que haviam se rebelado contra Ele.

Quanto aos anjos terem compreendido este milagre dos milagres, nós não sabemos, mas deve ter sido para eles a mais sublime prova de grande amor de Deus. Tão emocionados ficaram por este sublime ato de amor que desejaram compartilhar com a humanidade sobre tão maravilhoso ato de amor. Entretanto, não obstante à alegria, ficaram atônitos ao perceberem que as pessoas deste mundo ? com exceção de alguns poucos ? não havia dado menor importância a sua chegada, a ponto de a maioria não se prepararem para lhes dar as boas vindas.

Ansiosamente, eles (os anjos), observavam que os 483 anos de profecia de Daniel estava chegando ao fim. Então exatamente no tempo certo, nem um momento mais tarde e nem mais cedo, Deus ordenou que o anjo Gabriel voasse depressa à terra e procurasse uma jovem chamada Maria Qual o motivo de Deus ter escolhido Maria a bíblia não diz. Mas sabemos que ?os olhos do Senhor estão sobre por toda a terra, a fim de mostrar-se favorável aquele cujo coração é perfeito para com Ele?. Não há dúvida de que Maria era a melhor moça que se poderia encontrar naquela ocasião. Deus estivera observando toda sua vida, portanto sabia que seu coração era "perfeito para com Ele". O Senhor sabia que podia confiar-lhe esta grande honra.

É Claro que o Senhor sabia também exatamente onde ela morava, sua cidade, a rua em que se encontrava sua casa, qual era a casa e seu próprio quarto de dormir. Assim, quando o anjo Gabriel chegou a Nazaré, não cometeu nenhum engano. Logo ele estava ao lado de sua cama.

"Salve agraciada; o Senhor é contigo (bendita és entre as mulheres)", o anjo disse a Maria. A jovem Maria ficou pensando sobre quem seria este visitante e qual o sentido de suas estranhas palavras. Como poderia ser ela "bendita" entre as mulheres, justamente ela, uma jovem desconhecida e moradora de Nazaré e ainda assim fora dos limites daquela pequena vila! Vendo quão assustada ela estava, Gabriel mostrou-se ainda mais gentil, dizendo: "Maria, não temas, pois achaste diante graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz um filho, a quem chamará pelo nome de JESUS. Este será grande e chamado filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu Pai; e Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu Reino não terá fim".

Para Maria isso não parecia possível. Seu filho vir a ser Rei! Sentar-se no trono de Davi e reinar para sempre! Para Maria isso não seria possível, pois ela nem havia se casado. Mas o anjo disse com palavras, talvez as mais belas encontradas na bíblia. ?O Espirito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra: por isso o santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus.

Vendo que Maria ainda duvidava, ele lhe contou um segredo que deve tê-la lhe surpreendido muito, dizendo: Isabel, tua parenta, também concebeu um filho na sua velhice, sendo este o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. Acrescentou Gabriel: Para Deus não há impossíveis. Então Maria disse: Aqui está a serva do Senhor e disse mais: Cumpra-se em mim conforme sua palavra.

Como muitas outras jovens de Israel, Maria também havia pensado em quão honroso seria se ela viesse a ser mãe do Filho de Deus, que muitos estiveram esperando fazia séculos. Ela seria a mãe do Messias! Seu filho seria o grande libertador de Israel, de seu povo, aquele de quem os patriarcas e profetas haviam falado desde o alvorecer dos tempos! Sim! Ele seria chamado O DO ALTÍSSIMO E FILHO DE DEUS.

Conclusão: Essa criança nasceu, para que por meio dela, pudéssemos renascer e viver para sempre com Ele na eternidade.

Salve Jesus, Reis dos Reis!

Feliz Natal!

Pastor Renato Neves