Deus é Deus


Uma afirmação que ecoa através dos séculos, e é por toda a eternidade: "Deus não necessita de reconhecimento para ser Deus", Ele é Deus e pronto!

Somente os Deuses criados, feitos de madeira, pedra e até de carne e osso (animais), necessitam de reconhecimento para ganharem vida. Uma vida que só existe nas mentes e corações daqueles que assim o decidem, pois são Deuses obra das mãos dos homens: ?Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem.

"Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam. Salmos 115: 5 - 8".

A Bíblia não procura comprovar que Deus existe, ela declara a sua existência e apresenta seus numerosos atributos, pessoais, exclusivos e morais.

Atributos exclusivos de Deus

  1. Deus é onipresente ? Ele está presente em todos os lugares a um só tempo. Não importa para onde formos, Deus está ali (Salmos 139: 7 ? 12).
  2. Deus é onisciente ? Ele sabe todas as coisas (Salmos 139: 1 ? 6; 147: 5 ).
  3. Deus é onipotente ? Ele é todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas (Salmos 147: 13 ? 18; Lucas 1: 37 ).
  4. Deus é transcendente ? Ele é diferente e independente da sua criação. Ele é infinitamente maior e mais elevado do que a ordem por Ele criada (Isaías 66: 1 e 2; Atos 17: 24 e 25 ).
  5. Deus é eterno ? Ele é de eternidade à eternidade (Salmos 90: 1 e 2; 102: 11 e 12 ).
  6. Deus é imutável ? Ele é inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus propósitos para a raça humana (Números 23: 19 ).
  7. Deus é perfeito e santo ? Ele é absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo (Levítico 11: 44 e 45; Salmos 145: 17).
  8. Deus é trino e uno ? Ele é um só Deus manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Mateus 28: 19).

Atributos morais de Deus

  1. Deus é bom ? Tudo que Deus criou originalmente era bom, era uma extensão da sua natureza (Salmos 106: 1).
  2. Deus é amor ? Seu amor abraça o mundo inteiro (João 3: 16: Romanos 5: 8).
  3. Deus é misericordioso e clemente ? Deus não extermina o homem devido aos seus pecados, ao invés disso nos outorga o seu perdão como dom gratuito a ser recebido pela fé em CRISTO JESUS (Salmos 103: 8).
  4. Deus é compassivo ? Deus sente tristeza pelo sofrimento doutra pessoa, com desejo de ajudar (Salmos 86: 15).
  5. Deus é paciente e lento em irar-se ? após o pecado de Adão e Eva Deus expressa esta característica (Êxodo 34: 6 e 7).
  6. Deus fiel e verdade ? Deus é absolutamente fidedigno e verdadeiro. Ele fará tudo aquilo que tem revelado na sua palavra (Hebreus 10: 23; Deuteronômio 32: 4).

"Deus não precisa de reconhecimento para ser Deus, porém reconhece-lo é uma questão de vida ou morte..."

Só há um Deus. Todos os outros "Deuses" desse mundo são falsos, mentiras para enganar e afastar as pessoas do verdadeiro Deus. Somente o Deus da Bíblia existe de verdade (Isaías 43: 10 ? 13).

Em João 14: 2 e 3 - Jesus promete um lar celeste para que todo aquele que Nele crer (João 3: 16), viva com Ele a eternidade.

No livro de Apocalipse podemos ter um entendimento melhor sobre essa importante decisão, pois dela depende um futuro eterno com Deus ou não... (Apocalipse 21: 1 ? 8).

Para meditar

Idolatria. O termo "idolatria" vem de eidolon, "ídolo", e latreia, "serviço sagrado, culto, adoração". Idolatria é a forma pagã de adoração a ídolos, de adorar e servir a outros Deuses ou a qualquer coisa que não seja o Deus verdadeiro. É prática incompatível com a fé judaico-cristã, pois nega o senhorio e a soberania de Deus. Moisés e os profetas viam na idolatria a destruição de toda a base religiosa e ética dos israelitas, além de negar a revelação (Dt 4.23-31).


"Pode o homem mortal fazer os seus próprios Deuses? Sim, mas estes não seriam Deuses!" Jeremias 16:20

"Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês Deuses de metal. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês" Levítico 19:4

"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" (Apocalipse 3: 11).

Graça e Paz!

Presbítero Mário Caetano