A glória de Deus, o supremo propósito da vida


"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."

1 Coríntios 10:3

O Supremo propósito de Deus é a promoção da sua própria glória, e o nosso supremo propósito é o de glorificar a Deus e desfrutar dessa plena comunhão.

A felicidade de Deus em si mesmo é a base da nossa felicidade nele. Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos deleitamos nele. Deus é um ser feliz em si mesmo. Sua felicidade é o prazer que tem em sim mesmo. Antes da criação, Deus regozija-se na imagem da sua glória na pessoa do seu filho. (João 17.5,24). Depois, alegria de Deus ?veio a público? na Obra da Criação e da redenção. Essas obras alegraram o coração de Deus porque refletem sua glória (Ef.1.6,12, e 14). Portanto, Deus, e não os nossos interesses, deve ser o centro da nossa vida. Vivemos para Ele, e não para nós mesmos. Vivemos e morremos para Ele. Somos dele: criados sustentados, remidos, abençoados e aperfeiçoados por Ele. Portanto, qualquer outro propósito na vida que não seja a glória de Deus estará fora do sentido maior da nossa existência. Visto que comemos e bebemos para glória de Deus. Trabalhamos e descansamos para a glória de Deus. Vivemos solteiros ou casados para a glória de Deus. Compramos e vendemos para a glória de Deus. Somos filhos e pais para a glória de Deus. Criamos filhos e os educamos para a glória de Deus. Precisamos urgentemente compreender essas verdades. Pois o sucesso do supremo propósito da vida depende da plena compreensão desse princípio, ou seja: os princípios elementares para uma vida de glorificação a Deus.

1º PRINCÍPIO: Realizar os feitos comuns da vida como um tributo de glória para Deus.

Todas as coisas têm significado quando as fazemos por meio de Deus e para sua glória. É quando: comer, beber ou fazer qualquer outra coisa torna-se uma liturgia de glorificação ao Senhor. É quando tudo em nossa vida passa a ser sagrado e cúltico, pois fomos recriados em Cristo Jesus para boas obras. É quando somos uma obra-prima de Deus, a poesia de Deus, a satisfação de Deus em quem Ele tem todo prazer. Quando praticamos as boas obras para as quais fomos chamados e preparados, o nome do senhor é exaltado.

Martinho Lutero costumava dizer que: ?Devemos trafegar do campo para o santuário com a mesma disposição em devotar a Deus?. Não há, portanto, diferença entre o culto que se presta a Deus no trabalho, no ambiente familiar, entre amigos e irmãos e o culto que se presta no santuário. Toda a vida do cristão é devocional e litúrgica e se desenvolve no conceito do sagrado.

2º PRINCÍPIO: Oferecer o nosso corpo como instrumento de glorificação a Deus. (1Cor 6:20).

Ao sermos libertos da escravidão do pecado, os membros do nosso corpo deixam de ser instrumentos de iniquidade, para serem instrumentos da justiça de Deus, conforme declara Paulo em Romanos 6:13.

O nosso corpo não foi criado para a impureza, mas para a santidade. Fomos criados para a glória de Deus. (1Sam 43:7). E devemos refletir a sua glória no mundo. Certamente que esse conceito não sugere que devemos privar nosso corpo de prazeres e satisfações que a vida nos reserva, pois todas as coisas boas e saudáveis que Deus criou, as criou para prazer dos seus filhos. Na idade média, muitos cristãos se enganaram a esse respeito, fugindo para mosteiros, privavam-se dos prazeres naturais da vida. Muitas pessoas chegaram ao extremo de castigar o corpo com jejuns exagerados, açoites e autoflagelos físicos, pensando com isso estarem agradando a Deus. Entretanto a bíblia diz que Deus tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento (1 Tim 6:17). O seu propósito é que comamos o melhor da terra (Is 1:19). Muitos, porém, se voltam contra esse bendito projeto de Deus e deturpam esse princípio, vivendo dissolutamente.

3º PRINCÍPIO: Vivendo para abençoar outras vidas afim de que suas ações de graças redundem em glória ao nome do Senhor (II Cor 4.15).

Deus é glorificado em nós quando expressamos a compaixão pelas pessoas. Deus ama, socorre, consola e anima as pessoas por meio de nós. Somos o corpo de Cristo em ação da Terra. Quando as pessoas tributam a Deus ações de graças pelo bem que lhes prestamos, pois tais gestos glorificam ao Senhor. O Senhor Jesus, no Sermão do Monte, afirmou: ?Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que estais nos céus (Mt.5.16). Conclusão: Viver para a glória de Deus é encontrar um motivo muito mais excelente para viver a vida. É viver a vida exatamente como ela foi planejada por Deus, tendo um sentido para todo o propósito debaixo do céu e futuramente acima do céu.

Que Deus os abençoe!

Pastor Renato Neves