Cronologia de Deus e o nosso tempo


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.? Eclesiastes 3:1

Há tempo para tudo nesta vida, ou seja: podemos utilizar o tempo para todos os fins. E todos nós temos a disposição um período de tempo existencial que se estende do nascimento ao falecimento. Nesse período de tempo compreendido entre vida e morte e que por sua vez se convencionou chamar de ?período de vida?, teremos inúmeras oportunidades de realizações e poderemos desfrutar desse tempo afim de viver de todos os modos. Entretanto, vamos conhecer por definição o termo TEMPO.

Primeiramente vamos conhecer esta terminologia do tempo originalmente, ou seja, entender a etimologia da palavra, quando ela surgiu primeiramente. Vamos focar o nosso entendimento com base na definição da língua grega, aos primórdios da cultura grega. Na mitologia grega, o tempo era representado por deuses mitológicos chamados titãs: Chronos e Kairós. Chronos personificava o senhor do tempo. Chronos deu origem a palavra cronômetro e que por sua vez regulamenta o nosso tempo. Kairós no entanto, representava o equilíbrio, a medida certa, o tempo oportuno. Ou seja: Enquanto Chronos representava o tempo cronológico ou sequencial que podia ser medido, o espaço de tempo inicial e final, Kairós representava em teologia a forma quantitativa do tempo ou ?tempo de Deus?, o tempo que não pode ser medido. Em outras palavras, poderíamos definir o tempo sob duas perspectivas: Chronos humano ou o tempo do homem e Kairós divino ou o tempo de Deus.

O nosso tempo pode e é medido por meio dos fatores astrológicos e físicos. O nosso tempo é dividido, fracionado e intercalado: Dias, meses, anos, séculos, milênios, milésimos de segundos, minutos e horas. O tempo de Deus, ao contrário não pode ser medido, dividido ou fracionado. Visto que Deus controla o Chronos, intervindo no tempo para escrever a história.

O apóstolo Paulo e a igreja primitiva aspiravam o Kairós, o tempo certo para a vinda de Cristo, um fator novo e decisivo para qualquer conceito cristão de tempo.

É importante saber que o tempo está cumprido, o reino de Deus está manifestado aqui e agora, onde somos exortados a fazer bom uso do tempo que temos. Existe um tempo certo para que se manifeste a boa, agradável vontade do Pai em nossas vidas, assim como vimos em Eclesiastes não temos como mudar isso, pois vivemos regido pelo Chronos;

A cada ano, mês, dia e hora. Todavia precisamos estar preparados para a intervenção do Kairós, tempo de Deus em nossa trajetória de vida. Se analisarmos as palavras de Jesus em João 7:8 - ?Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido. ?. Vamos aprender com esse princípio, pois ele andava no Chronos como qualquer um de nós, porém aguardava a manifestação do Kairós de Deus, intervindo no tempo afim de alterar os limites do Chronos para realização da sua vontade. Ou seja: Jesus aguardou a manifestação do Kairós para se revelar, pois sabia que o Pai estava em um plano existencial muito acima do tempo e espaço humano. O tempo de Deus não é cronológico e nem poderia ser, tendo em vista que o contexto do tempo de Deus é impressionantemente diferente do nosso.

Conclusão: Devemos vigiar e orar, estando atentos aos sinais que nos cercam e preparando um caminho para que o Senhor venha sobre nós e possamos ouvir seu chamado e assim como os apóstolos deixarmos tudo e segui-lo. Compreendendo que viveremos tempos difíceis, porém sempre confiantes que Ele está sempre conosco e nos

Pr. Renato Neves